Quais os sintomas de uma micose na unha?

As micoses de unhas podem levar a uma série de alterações nas unhas como:

- A mudança de cor da unha (que pode se tornar amarelada, esverdeada ou esbranquiçada). Aqui vale a pena nos atentarmos a mudanças de cor nas unhas que não sofreram nenhum trauma externo, como por exemplo: uma “bolada”, ou quando fechamos a porta sobre as mãos ou pés acidentalmente, afetando as unhas.

- Espessamento, deixando as unhas endurecidas e “grossas”. Devemos ter em mente que unhas fortes, bonitas e saudáveis não são unhas duras e grossas. Unhas saudáveis são unhas flexíveis que não se lascam, mas jamais podemos considerar unhas endurecidas como sendo sinônimo de saúde, pois fatalmente esse endurecimento é recorrente de um possível ataque fúngico.

- Deslocamento da unha, pela perda de queratina bem acentuada.

- Surgimento de manchas sobre as unhas ou por debaixo delas, por exemplo: manchas tipo depósito de farinha.

- Inchaço, vermelhidão e dor ao redor da cutícula, podendo vir acompanhada de pus. Nesse caso temos popularmente a micose de unha conhecida como “unheiro”. É bastante comum nas unhas das mãos de pessoas que submetem com frequência suas mãos a água, como por exemplo lavadeiras e faxineiras. Deve-se observar aqui se não está havendo a retirada profunda da cutícula (camada de proteção natural das unhas que impede a entrada de micro organismos).

Portanto os sintomas variam de acordo com o grau e tipo de micose que está acometendo a unha, podendo ser de leve alteração de cor como descrita acima, até enfraquecimento das unhas, deformidades e em último estágio da doença pode ocorrer a destruição total do tecido ungueal (unhas) conhecido como onicomicose distrófica.

Veja o produto ideal para solucionar este problema.

34 Comentários para Quais os sintomas de uma micose na unha?

  1. fernanda brito disse:

    A minha unha do pé esta esfarinhando por baixo so em um lugar ! o que posso fazer para curar isso? desde já agradeço

    • Equipe LQF disse:

      Você relata um possível caso de micose de unha. Recomendo que busque um dermatologista para o devido tratamento.

  2. Adriana Robassini disse:

    Minha filha de 12 anos esta com a unha do dedinho,muito ruim, horrivel, micose feia mais ou menos duas semana,e hoje ela esta com pus inchado e latejando…nem sei o que fazer, mas amanhã ela tem dermatologista…gostaria de poder ajuda-la já que já é noite e sei que ela nem vai conseguir dormir assim…ela come unhas não sei se ela puxou a coticula e inflamou ou foi em manicure,já que não teve nenhum trauma…até mais!

    • Equipe LQF disse:

      O caso é mesmo para um dermatologista, pois você relata um quadro de micose associada a processo inflamatório/infeccioso que pode agravar e muito se não for tratado. Busque um dermatologista.

  3. meu marido ta sentindo umas coceiras e dores nos cantos das unhas e vem uma coloraçâo amarelada, alguem sabe o que e isso, se e fungo ou micose ou algo mais intenso?

    • Equipe LQF disse:

      Olá Glaucia,
      Há a necessidade de você procurar um médico para investigar qual a causa no caso do seu esposo. Na grande maioria dos casos é decorrente do ataque de fungos que levam a micoses de unha.
      O seu médico irá detectar a real causa e indicar o tratamento correto.

  4. Olá! tenho unhas finas e fracas, mas de 5 uns anos pra cá alas ficaram muito mais fracas a ponto de descamar´rasgar como papel. tem algum produto que cure isso? ou peo menos melhore um pouco? posso usar aqueles procedimentos de unhas de gel para deixar fortes artificialmente ou nao posso usar esse tipo de coisa se nao tiver tratado a micose?

    • Equipe LQF disse:

      Olá Marines,
      Você relata um provável quadro de micose. A micose de unha vai literalmente destruindo as suas unhas e com isso enfraquecendo-as.
      Usar unhas em gel só irá piorar ainda mais o quadro.

      Porém há a necessidade de confirmação do quadro de uma micose de unhas por um exame micológico solicitado pelo médico.

      O bom tratamento envolve mesmo a necessidade de uma avaliação mais precisa para poder entrar com um antimicótico dependendo do nível da lesão encontrada.

      O médico em geral a utilizará uma terapêutica através do uso de um medicamento antimicótico oral e tópico associados.
      Face a isso recomendamos que você procure um dermatologista para avaliação.

  5. Por favor, a uns 5 meses eu estava andando e dei uma topada na calçada, Primeiramente meu dedão ficou com a unha dolorida e roxa. Após isso minha unha começou a ficar amarela. Agora vejo que ela está oca e amarelada, mas unha nova unha parece estar crescendo. O que faço? Essa unha vai cair? Fui limpar ela e embaixo da unha saiu um farelo amarelado e com um cheiro desagradável. Quanto tempo demora para essa unha crescer totalmente? Obrigada.

    • Equipe LQF disse:

      Suellen,
      As unhas que estão apresentando o sintoma que você nos descreve denotam um provável quadro de onicomicose (micose de unhas), porém há a necessidade de confirmação do quadro de uma micose de unhas por um exame micológico solicitado pelo médico.
      Face a isso recomendamos que consulte um dermatologista para avaliação, e se for descartado a micose de unhas, o mesmo dará sequência no tratamento devido.
      Quanto a sua cair ou não vai depender muito do nível dessa lesão e o quanto ela atingiu a matriz ungueal podendo ou não levar a queda espontânea. O tempo para essa unha crescer totalmente leva de 6 meses a 1 ano.
      Jamais force a queda da sua unha.

  6. minha mãe tem na unha do dedo do pé uma mancha preta mais tem um tempo que a unha cai ai a que nasce já vem com a mancha que ela faz. obg

    • Equipe LQF disse:

      A sua queixa necessita de uma avaliação pessoalmente por um profissional dermatologista para o diagnostico exato.

  7. Há dois meses, minhas unhas estão descolando do sabugo. Quando uso esmalte e fico mais de uma semana nas unhas , elas ficam com manchas brancas. Será que tenho psoriase ungueal ?

    • Equipe LQF disse:

      Olá Isabel,
      Há a necessidade de uma avaliação pessoalmente para o real diagnóstico e o tratamento adequado. Recomendo que busque um dermatologista para avaliação.

  8. ja faz mas de ano que quase todas as unhas das mãos estão com uma coisa parecida como verruga,mas não é verruga o que posso fazer,antes não doia,mas agora doi.

    • Equipe LQF disse:

      Kamila,
      Procure um dermatologista para uma avaliação adequada e tratamento.

  9. Boa tarde!
    Comecei o tratamento com o antimicótico porém estou com uma dúvida: antes da primeira aplicação do dia é necessário lixar a unha, a lixa deve ser utilizada para lixar a unha no comprimento da unha ou a superfície da unha?

    • Equipe LQF disse:

      Olá Ana,
      A lixa deve ser usada para lixar a superfície da unha (sobre a unha) LEVEMENTE e também pode lixar o comprimento. A aplicação do produto deve ser feita 2x ao dia, mas o lixamento somente uma única vez. O objetivo do lixamento é contribuir para abrir os poros das unhas para penetração do produto.

  10. Estou com 3 unhas da mão muito estranha, minhas cuticulas estão todas saindo sozinha, forma uma camada branca e é so puxar que sai inteira… Esta toda lascada e doendo muito ja passei nebacetin, vodol e uma pomada p micose mais não resolve e esta espalhando era em um dedo so agora ja esta em 3… ela pega da cuticula e vai fazendo umas bolhas ate o meio do dedo tudo branco e puxando solta tudo…. nao aguento mais!

    • Equipe LQF disse:

      Carla,
      Você deve consultar um dermatologista com urgência.

  11. Olá, minha cutícula não está crescendo e quando nasce ela cresce ressecada. E se arranco fica como se estivesse machucada. O que será que é?
    O que devo fazer?

    • Equipe LQF disse:

      Olá Kethylin,
      Você precisa de uma avaliação médica pessoalmente para identificação da causa da sua queixa. Recomendamos que você busque um dermatologista para avaliação e tratamento.

  12. camila vilela disse:

    Olá td bem? Estava fazendo tratamento com a base de queratina de vcs, fiz e acabou ai comprei aquela cuidados da derma nail tbm, utilizei umas.. agora minha unha do dedao da mao esta tipo oca por baixo mas somente perto da cuticula, esta mei branca, amarela e ao mesmo tempo meio roxa e vermelha mas somento perto da cuticula, será que é micose? eu sou alergica a esmalte… Agora começou cresce e esta nascendo uma camada bem fininha, mole mas a parte que esta saindo esta horrivel, e meio dolorido..

    • Equipe LQF disse:

      Olá Camila,
      Pelos sintomas que você nos relata, provavelmente é em um quadro de micose de unhas, porém há a necessidade de confirmação do quadro de uma micose de unhas por um exame micológico solicitado pelo médico.
      O bom tratamento envolve mesmo a necessidade de uma avaliação mais precisa para poder entrar com um antimicótico dependendo do nível da lesão encontrada.
      O médico em geral a utilizará uma terapêutica através do uso de um medicamento antimicótico oral e tópico associados.
      Face a isso recomendamos que busque um dermatologista para avaliação e tratamento.

  13. minhas unha da mao estap com varios pontos descamando e tres, saindo sempre uma camada da unha(a primeiracamada da superficie) isso tambem eh micose ou somente falta de vitamina? ja cortei bem curinha pra sair esta parte que abra.. mas volta a acontecer,obs uso muita luva no meu servico(patologia clinica)…

    • Equipe LQF disse:

      A micose de unha pode se apresentar de várias formas e pode provocar alguns sintomas como o relatado por você, porém há a necessidade de confirmação do quadro de uma micose de unhas por um exame micológico solicitado pelo médico.
      O bom tratamento envolve a necessidade de uma avaliação mais precisa para poder entrar com um antimicótico dependendo do nível da lesão encontrada.
      Face a isso recomendamos que busque um dermatologista para avaliação e tratamento.

  14. Oi… EU tenho 15 anos e eu mesma faço minha unha.Mas eu fui tira uma pelinha da minha unha da mão que tava me encomodando com o alicate dai eu tirei,mas machucou,saiu sangue e inflamou.E a minha unha apareceu uma mancha branca,o que pode ser?E a minha unha quando demoro muito tempo sem fazer fica cossando e a cuticula toma conta da unha.Por favor me ajude estou preocupada.

    • Equipe LQF disse:

      Casos como o seu necessitam de uma avaliação médica pessoalmente para observar se a região que você removeu a "pelinha" está inflamada ou infeccionada e tratar corretamente. Fora isso precisa ser investigado a causa do surgimento da mancha branca e a coceira que você nos relata. Isso só é possível pessoalmente em uma consulta, portanto recomendamos que busque um dermatologista para avaliação e tratamento.

  15. eventualmente minhas unhas (todas) das mãos e dos pés, tem um leve descolamento e endurecimento e ficam um pouco doloridas. Observo que quando acomete demora umas semanas e depois normaliza, voltanto mais a frente. Isso já acontece a uns 10 anos.

    • Equipe LQF disse:

      O seu caso precisa de uma avaliação médica pessoalmente para diagnosticar efetivamente o que está desencadeado esse problema a mais de 10 anos.
      Recomendamos que busque um dermatologista para avaliação e tratamento.

  16. Irla Cruz disse:

    Olá! Minhas unhas são MUITO fortes (há mais de um ano que elas não lascam) e, elas também são um pouco amareladas. Isso pode ser sinônimo de micose? Ai meu deus, antes de ler esse texto, eu achava que as minhas unhas eram super saudáveis… Agora acho que posso ter micose! Como devo proceder??
    Essa base da derma nail pode ser a solução pras minhas unhas? Quanto a coloração amarelada?

    • Equipe LQF disse:

      Olá Irla,
      É difícil prever um diagnóstico assim pela internet. Recomendamos que consulte um dermatologista.
      A Base Fortalecedora Derma Nail não possui esta ação de clareamento, mas atuará na reposição de nutrientes, caso seja essa a deficiência.

  17. Jeferson Florencio da Costa disse:

    Após trauma, por uma chuteira de futebol apertada… a unha ficou preta e solta… até aí já havia acontecido antes, mas agora está com um odor insuportável… o que fazer.

    • Equipe LQF disse:

      Boa Tarde,
      Veja bem, casos assim sugestiona mesmo 2 possibilidades:

      1) Trauma que atingiu a matriz ungueal e nesse caso existem traumas irreversíveis e realmente a unha terá uma formação alterada.

      2) Um caso de micose de unha pode ter facilitado pelo trauma que deixou a unha mais vulnerável ao ataque do fungo.

      Não podemos precisar o que de fato houve, somente com uma consulta pessoalmente. Para descartar totalmente o caso de uma possível micose pode ser feito um exame micológico solicitado pelo médico. Sucesso e boa sorte!


Deixe um comentário