Micoses de unhas (onicomicose)

As micoses de unhas (onicomicoses) são manifestações causadas por fungos que atingem as 3 camadas da unha e se proliferam rapidamente.

Os principais sintomas são: unhas com manchas esbranquiçadas, amareladas, ou tons arroxeados, unhas que apresentam ondulações, ou estão ocas, opacas, espessas (duras).

Veja o produto ideal para solucionar este problema.

191 Comentários para Micoses de unhas (onicomicose)

  1. Olá, ouvi várias vezes que a micose de unha são tratadas e curadas unicamente por medicamentos via oral. Qual a eficácia desse produto usado diretamente nas unhas. Obrigada.

    • Equipe LQF disse:

      As micoses de unhas (onicomicoses) podem ser erradicadas por alguns protocolos de tratamento que incluem produtos de uso oral; produtos de uso tópicos (medicamentos antimicóticos para serem aplicados diretamente sobre as unhas); ou a combinação de ambos os tratamentos ao mesmo tempo.

      O que irá definir se o melhor protocolo de tratamento é tópico, oral ou ambos associados é a gravidade, ou seja, o estágio que se encontra essa micose de unha.

      O nosso produto Derma Nail Antimicótico, proporciona um tratamento tópico com excelentes resultados se forem seguidas corretamente as orientações de uso do produto.

      Vale lembrar que um tratamento de micose dura no mínimo 6 meses e que deve ser feito corretamente, mesmo quando já percebe-se a grande melhora da unha, e não deve ser interrompido antes desse prazo.

  2. Gostaria de saber se manchas brancas e escamação das unhas podem ser micoses, porque já fui numa médica, fiz exames de raspagem de uma unha, e deu negativo, o que devo fazer então?

    • Equipe LQF disse:

      Existem manchas brancas que podem ser originárias de um quadro de micoses nas unhas, bem como também por falta de vitaminas e minerais. Como foi descartado o quadro de micose, temos o segundo caso ocasionando tais sintomas.
      Os esmaltes convencionais e a acetona prejudicam muito as unhas e podem causar os sintomas que você relata. Procure utilizar esmaltes livres de substâncias tóxicas como tolueno, DBP e formaldeído.
      Com relação a suas manchas brancas que descamam, recomendamos o uso da Base Fortalecedora Derma Nail. Você perceberá uma boa melhora.

  3. Samira Farage Siqueira disse:

    Tem uns 2 dias que retirei minha unha do dedo indicado do pé. Queria saber quantos dias demora para ela crescer e qual será a medida a ser tomada? Obrigada

    • Equipe LQF disse:

      A unha só pode ser removida por um médico e devem ser seguidas as recomendações dele após tal procedimento.
      O tempo em média é de 6 meses a 1 ano para o crescimento total de uma nova unha.

  4. Olá, tenho micose de unha, porém a unha está muito feia, eu posso utilizar unha postiça no dedo da micose? E qual medicamento é o mais utilizado. Já usei tantos que não sei mais em qual usar. Obrigada

    • Equipe LQF disse:

      Nem pensar em usar unhas postiças no seu caso, pois agravará e muito o problema. O que deve ser feito é um bom tratamento e isso requer disciplina e muita boa vontade, pois o tratamento é longo: mínimo de 6 meses e deve ser feito corretamente todos os dias.
      Recomendo o Derma Nail Antimicótico.
      Aplique o produto 3x ao dia, nas unhas afetadas e somente antes da primeira aplicação do dia você deve lixar a unha previamente. Após o lixamento limpe a unha com uma gaze ou papel e aplique o produto. Descarte a lixa imediatamente, ela jamais poderá ser reutilizada (o produto acompanha 30 lixinhas descartáveis).
      Nas outras 2 aplicações do dia não há a necessidade de lixar a unha
      previamente. Faça esse procedimento por 6 meses, e não deixe as unhas ou os dedos úmidos;sempre enxugue bem após banho e preferencialmente use sapatos abertos.
      O tratamento de onicomicose requer muita persistência e determinação conforme já orientado.

  5. laudiceia disse:

    Olá, minha unha esta oca as vezes da umas fisgadas e não esta machucada fisicamente; ela doe e esta com um lado do dedo dormente, que tipo de micose é esta? Vc pode me ajudar ? Começou ontem dia 31 de março e estou c medo de ser algo muito grave. Obrigada. Obs: só esta no dedão do pé.

    • Equipe LQF disse:

      Olá Laudiceia,
      Fique tranquila, você relata um caso de onicomicose, que seria uma micose de unha. Não existe, a princípio nada de gravíssimo, porém você precisa buscar um dermatologista para avaliar de perto e passar o melhor tratamento para o seu caso. É provável que você use um produto tópico e tome uma medicação oral.

  6. Vou viajar no verão e minha unha do dedão do pé está com micose, posso fazer unha de gel para esconder a imperfeição? Obrigada

    • Equipe LQF disse:

      Não recomendo. Você tem que tratar e não esconder. Busque um dermatologista para efetuar o tratamento dessa micose.

  7. ola minha unha do dedo mindinho esta com uma mancha branca e esta parcialmente oca , e as vezes doi estou com medo que ela possa cair, o que pode ser ?

    • Equipe LQF disse:

      Olá Taniele,
      É recomendável que você procure um dermatologista. Você relata um provável quadro de micose de unha.

  8. Olá, comecei a sentir dor na unha do dedão do pé e agora ela está ficando roxa bem na raiz. Não bati o pé e nem uso sapados apertados. Será que minha unha pode cair?
    O que pode ser, e como tratar?
    obrigada!

    • Equipe LQF disse:

      As unhas arroxeadas podem podem surgir decorrentes de vários motivos como: traumas (que você relata não ser o seu caso), por um quadro cianótico (queda na concentração de oxigênio no sangue), micoses, tumores, problemas no coração, lúpus, eritematoso, uso de medicamentos para corrigir defeitos de coagulação (coagulantes) ou minociclinas.
      Como você pode ver, são muito amplas as possíveis causas, portanto não tem como eu dizer qual é o seu caso e o tratamento. Há a necessidade de você procurar um dermatologista para avaliação. Provavelmente o mesmo solicitará alguns exames para fechar o diagnóstico e assim lhe recomendar o tratamento.

  9. olá,gostaria de saber se esse tratamento para micose tambem é antialergico.

    • Equipe LQF disse:

      Olá Adriana,
      O produto Derma Nail Antimicótico não é hipoalergênico.

  10. minha unha do dedao de ambos os pes, esta parcialmente esbranquissada e doi se eu fico muito tempo com sapato fechado parece que queima, o que vc me recomenda?

    • Equipe LQF disse:

      Olá Beatriz,
      Se faz necessário investigar a causa com uma consulta pessoalmente. A causa pode ser desde onicorrexe (unhas fracas) até uma possível micose.
      É fundamental que você busque um médico para esta avaliação.

  11. alessandra alvarenga duarte silva disse:

    olá. por favor me ajude! minha filha tem apenas 2 anos, e a unha do dedão do pé apareceu ferida como se estivesse encravando, mas depois apareceram bolhas de pus no dedo próximo da unha, a bolha furou e agora ta soltando toda pele do dedo e abrindo feridas, e a unha esta descolando e amarelada. levei na farmácia ai o farmacêutico disse q é micose e passou um atibio-tico, uma pomada e um remédio para banhar, mas não esta dando muito resultado. o que vc recomenda?

    • Equipe LQF disse:

      Olá Alessandra,
      O caso de sua filha requer uma avaliação médica pessoalmente. Por favor, procure um dermatologista.

  12. Gostaria de saber o que pode ser quando , por baixo de determinada unha da mão, aparece um espinho que vai crescendo e quando chega na ponta do dedo pode ser retirado. Volto e meia aparecem outros, em vários dedos, com a mesma característica .

    • Equipe LQF disse:

      Olá Mara,
      O seu caso requer uma avaliação médica pessoalmente. Recomendamos que busque um dermatologista.

  13. fabiana costa disse:

    ola minhas unhas pes e maos estao todas ocas o que faço,sou manicure,e ja estou ficando com vergonha…

    • Equipe LQF disse:

      É muito provável que seja uma onicomicose (micose de unha). Busque um dermatologista para avaliar pessoalmente e efetuar o tratamento devido.

  14. apareceu aquelas manchas na minha unha do pé, o que devo fazer.

    • Equipe LQF disse:

      Olá Érica,
      Recomendamos que busque um médico, pois existem inúmeras causas que levam ao surgimento de manchas nas unhas. É necessário avaliar no seu caso em específico qual a causa e tratar.

  15. q tenho unhas com micose ainda para ajudar rou eles até sangrarem não consigo parar de roe-las além de estar tdas pretas da micose, com riscos pretos enomes nas pontas no lugar das unhas, por causa da micose, tanto pé muito mas dos dedos das mãos, posso usar unhas postiças para tentar crescer, pois uma vez engessei o braço e elas cresceram depois comi e voltaram tdo de novo! me ajuda posso usar unhas postiça? me de uma luz por favor!

    ANA LÚCIA

    • Equipe LQF disse:

      Não, não pode! Jamais coloque postiças nesse caso, pois só irá piorar o quadro e muito.
      Agora você precisa efetuar um bom tratamento da micose de unha para restabelecer a saúde de suas unhas, deixando-as saudáveis novamente. Recomendo que busque um dermatologista para avaliação de perto do seu caso, diagnóstico e tratamento.

    • sabrina raposo disse:

      ana,procure um psicologo ou algo do tipo pq ruer as unhas até elas sangrarem,é mas que mutilaçao a si propria,casos psicologicos como ate o escesso de ansiedade pode estar relacionado ao seu caso de naum conseguir para de roe-las ate se maxucar,isso naum é nada normal nem saudavel para vc….

  16. maria josé disse:

    por favor me ajude! fiz um exame micológico , o resultado deu negativo. Porém minha unha esta horrivel preta e oca. Consegui marcar retorno com dermatologista, só para setembro, pelo sus. tem algum medicamento que pósso usar para não piorar? obrigada.

    • Equipe LQF disse:

      Você está relatando um provável caso de micose de unhas (onicomicose).
      Sei que você relata que o resultado foi negativo, mas pode ter dado negativo para alguma classe de fungos e sua infecção fúngica ser de outra classe de micro-organismo.
      Nesse caso você pode usar o Derma Nail Antimicótico e avaliar os resultados.
      O produto acompanha 30 lixinhas.
      Aplique o produto 3x ao dia, nas unhas afetadas e somente antes da primeira aplicação do dia você deve lixar a unha previamente. Após o lixamento limpe a unha com uma gaze ou papel e aplique o produto. Descarte a lixa imediatamente, ela jamais poderá ser reutilizada.
      Portanto nas outras 2 aplicações do dia não há a necessidade de lixar a unha previamente.
      Faça esse procedimento por 6 meses, e não deixe as unhas ou os dedos úmidos;sempre enxugue bem após banho e preferencialmente use sapatos abertos. O tratamento de onicomicose requer muita persistência e determinação.

  17. MEU DEUS, ESTOU DESEPERADA! Comecei a descarnar as unhas do pé e agora, acho que elas pegaram micose. A do dedão está muito inflamada e não caiu e outra do dedo mínimo já caiu e parece estar cicatrizando… Mais eu estou morrendo de medo de não crescer mais! Por favor me ajudem! Me informem algum tipo de procedimento para que sare ou até mesmo um produto que eu possa adquirir para que elas voltem ao normal. Obrigada.

    • Equipe LQF disse:

      Olá Thaís,
      Você precisa urgentemente de uma avaliação médica pessoalmente. Não tem como te orientarmos aqui pelo site. Recomendamos que busque um dermatologista, pois provavelmente terá que tomar alguma medicação.

  18. As unhas dos dois dedões do pé estao ocas e com uma mancha meio clara meio escura, só q nao doi nem nada.. o tratamento pra esse tipo de fungo é demorado? obrigada

    • Equipe LQF disse:

      Olá Carol,
      Sim, é demorado… no mínimo 6 meses.
      Em média o tratamento dura mesmo um ano na maioria dos casos e requer muita disciplina e persistência! Procure um dermatologista para avaliar o nível da micose e entrar com o tratamento adequado.

  19. Minhas unhas do pé envolta das cutículas estão muito ressecadas, e cossam muito saindo uma pele
    e aí quando tiro essa pele fica saindo uma aguinha, as vezes quando tiro a pele sangra o que será isso?

    • Equipe LQF disse:

      Olá Cristina,
      O seu caso requer um acompanhamento de perto.
      É necessário avaliar uma série de fatores, e somente com uma anamnese pessoalmente pelo médico poderemos chegar a alguma conclusão.
      Recomendamos que busque um dermatologista.

  20. Ola ja faz muito tempo que a minha unha do pé esta roxa e oca qual m edico devo procurar ????

    • Equipe LQF disse:

      Olá Andreia,
      Você deve procurar um dermatologista.

  21. stefano cattapan disse:

    Se puder me responder no email eu adoraria.
    Minha unha estava normal, apareceu uma mancha nela.. do nada essa mancha morreu.. ela caiu.. mais o resto da unha ficou normal.. vivo… neste ponto começou a nascer outra unha em baixo… e aconteceu a mesma coisa.. ela caiu.. e nasceu outra por baixo agora.. mais a primeira e a segunda ainda estão vivas.. oq pode ser?

    • Equipe LQF disse:

      Olá Stefano,
      O surgimento de manchas nas unhas podem indicar inúmeras causas. Dependendo da extensão dessa mancha, da tonalidade dessa mancha, da forma que essa mancha surgiu, podemos ter uma causa que pode ser de origem simples, ou pode indicar patologias mais sérias.
      Temos manchas que podem indicar desde uma micose simples, até uma micose em estágio avançado. Outras que podem sinalizar problemas de tireóide, cardiovascular, uso de medicamentos, e até casos de manchas que indicam o surgimento de um câncer.
      Casos como o seu não temos como orientar por internet. Recomendo que busque um dermatologista para um bom diagnóstico e tratamento.

  22. Olá, estou com micose na minha unha do pé (a unha do dedão), a unha fica amarela, oca, e ja ocupo a parte de cima toda da minha unha, cada vez mais esta se espalhando, queria saber oque eu posso fazer para resolver este grande problema?! Obrigada!!!!!!!

    • Equipe LQF disse:

      Olá Dalila,
      Para resolver seu caso descrito de micose, há a necessidade de um tratamento criterioso, onde o médico irá fazer um exame micológico, identificar exatamente quais são as cepas causadoras da sua micose de unha e em cima disso ele irá prescrever o melhor tratamento que será capaz de erradicar por completo esse fungo.
      Procure um dermatologista e siga com responsabilidade e severidade toda sua orientação e faça o tratamento corretamente.

  23. Olá, procurei o esmalte contra fungos Derma Nail e li que ele é fungistático. Quando paramos o tratamento o fungo volta? Não seria melhor que ele fosse fungicida? Obrigada!

    • Equipe LQF disse:

      Olá Emília,
      Na verdade a ação fungistática inibe o crescimento dos fungos e juntamente com essa ação e os outros ativos da formulação acontece por consequência a morte dos fungos, ou seja, a ação fungicida.
      Explicando detalhadamente, na formulação temos o Ácido Benzóico que apresenta a ação fungistática, que atua inibindo o crescimento de novas colônias de fungos, e temos o iodo com ação fungicida e o Benjoim com ação bactericida. Esses 2 atuam sobre esses microorganismo promovendo a erradicação dos mesmos.

  24. antonio manuel diniz disse:

    Conheço várias pessoas que vêm aos meus tratamentos e quer sejam originárias do campo ou da cidade apresentam no maior numero dos casos preenchimento do espaço da matriz de parte ou do total dos dedos dos pés de "lixo"pelo ataque de fungos e ou parasitas. Para além da hegiéne qual o produto que existe no mercado verdadeiramente eficaz e melhor do que uma copressa com pasta de alho com vinagre.

    • Equipe LQF disse:

      Olá Antonio,
      As unhas que estão apresentando os sintomas que você nos descreve denotam mesmo um quadro de onicomicose (micose de unhas).
      Porém sempre há a necessidade de confirmação do quadro de uma micose de unhas por um exame micológico solicitado pelo médico.
      O bom tratamento envolve mesmo a necessidade de uma avaliação mais precisa para poder entrar com um antimicótico dependendo do nível da lesão encontrada.
      O médico em geral a utilizará uma terapêutica através do uso de um medicamento antimicótico oral e tópico associados.
      Face a isso recomendamos que encaminhe esses casos sempre para um dermatologista para avaliação.

  25. Olá, estou com metade da minha unha do dedão do pé oca (metade começando da ponta até a parte que ela nasce), já há alguns meses, a pouco tempo notei por cima do esmalte uma mancha, quando tirei o esmalte a mancha estava verde meio escuro, já limpei e tentei varias vezes tirar a mancha, mas ela não sai, parece de está grudada na unha. O que devo fazer para tirar a mancha e curar a unha oca? Devo ir ao médico (Dermatologista)?

    • Equipe LQF disse:

      Sim, o seu caso requer mesmo o tratamento com um dermatologista.
      Você relata um provável quadro de micose de unha, porém há a necessidade de confirmação do quadro de uma micose de unhas por um exame micológico solicitado pelo médico.

  26. Olá,
    tenho micose há uns quatro anos, tomei várias vezes fluconazol via oral, usei pomadas como amorofina, ciclops olamina, enfim, cansei de ir ao demartologista.
    Um dos médicos observou que tem uma bactéria, porque aparece um pontinho preto na minha unha, vocês poderiam me dar alguma informação que possa me ajudar?
    Obrigada,

    • Equipe LQF disse:

      Olá Silvia,

      A micose de unha pode se apresentar de várias formas e pode provocar alguns sintomas como:
      - enfraquecimento das unhas;
      - causar alterações nas unhas como ondulações, crescimento anormal e pigmentações;
      - unhas deformadas, grossas, endurecidas;
      - unhas lascadas;
      - "esfarelando" da camada externa da unha (queratina mais externa);
      - alteração da cor da unha ( podendo ficar amarelada, escurecida, ou esbranquiçada);
      - descolamento de um ou dos 2 lados das unhas;
      - unha rígida (dura e espessa);
      - unha oca;
      - descolamento da unha (unhas que se "soltam").

      Há a necessidade de confirmação do quadro de uma micose de unhas por um exame micológico solicitado pelo médico, e somente com este exame será possível indicar o melhor tratamento para o seu caso.

  27. Estou com unha linha vertical preta na unha do dedão do pé direito .
    por favor,
    gostaria de informações de como proceder .
    Grato,

    Mauro

    • Equipe LQF disse:

      Olá Mauro,
      Unhas com uma linha preta que se esticam da base até a ponta podem significar disfunções hormonais (como Hipotireodismo), micoses, melanoma (câncer de pele), além de algum tipo de problema na matriz ungueal (responsável pela produção de melanina). Deve-se também verificar se esse surgimento da linha preta não pode estar ligado a algum trauma.
      Procure um dermatologista para avaliação e tratamento.

  28. Gabriela Araujo disse:

    Olá. Minha unha do dedão do pé caiu a mais ou menos 3 meses e não está crescendo normal. O que eu faço?

    • Equipe LQF disse:

      Olá Gabriela,
      Procure um médico para avaliação, pois provavelmente essa lesão atingiu a matriz ungueal responsável pelo crescimento dessa nova unha. Recomendamos uma avaliação pelo dermatologista.

  29. Olá,

    Depois q comecei a fazer hidro a cerca de 8 anos, surgiu segundo as descrições feitas e lidas acima algo q se descreveria como uma onomicose na unha direita… passado alguns anos, usei o mesmo esmalte antifungico na unha esquerda e ai foi q eu peguei a onomicose na outra. Casada de cuidar delas com micolamida e outros antifúgicos locais, procurei a dermato em busca de um tratamento mais invasivo. Fiz o exame de cultura para fungos após 20 sem uso do esmalte medicamentoso e o resultado foi negativo para fungos.

    Recentemente estou passando por suspeita de colica renal e possivelmente não poderei ingerir medicamento via oral para o tratamento da unha.

    Enfim, o q fazer? Será q uma extração da unha resolveria o problema?

    Essas unhas podem ter sido afetadas por alguma outra coisa?

    Obrigada,

    Lu

    • Equipe LQF disse:

      Lu, se o seu médico descartou e afirma que você não tem micose de unhas, o mesmo deve diagnosticar o que então está causando os problemas relatados por você.
      Face a isso é interessante que solicite dele o tratamento adequado para o seu caso em específico. Não acreditamos que a extração seja o melhor caminho, mas tudo isso só pode ser de fato respondido com uma avaliação pessoalmente.
      Com relação a medicação e sua cólica renal, informe a seu médico dessa queixa para ele avaliar o melhor tratamento, levando em consideração esse momento que está sofrendo com a dor renal.

  30. erika aparecida duarte disse:

    tenho uma cliente que esta com parte da unha ocada ela ja foi ao medico esta passando pomada a +ou- 7meses e nao esta adiantando nada me de uma opiniao do que devo fazer

    • Equipe LQF disse:

      Olá Erika,
      Unhas que estão apresentando o sintoma que você nos descreve denotam um provável quadro de onicomicose (micose de unhas). Porém há a necessidade de confirmação do quadro de uma micose de unhas por um exame micológico solicitado pelo médico.
      O tratamento na maioria dos casos é lento e envolve muita persistência.
      Face a isso recomendamos que encaminhe sua cliente para um dermatologista para avaliação.

  31. Oi, eu sou dona de casa e a muito tempo que sofro com micose de unha, tenho duas unhas das mãos que estão ocas e escuras e uma que esta meia ondulas e começando a ficar oca, o estado que se encontra é como se ainda estivesse inflamadas, enxadas e vermelhas no início saia pus, e tem um mau cheio; só uso detergente neutro para lavar as louças.
    Gostaria que me ajudasse a resolver esse problema, e qual o produto utilizado no meu caso.
    Agradeço pela compreensão.

    • Equipe LQF disse:

      Olá Lu,
      Unhas que estão apresentando os sintomas que você nos descreve denotam mesmo um quadro de onicomicose (micose de unhas), porém há a necessidade de confirmação do quadro de uma micose de unhas por um exame micológico solicitado pelo médico.
      O bom tratamento envolve mesmo a necessidade de uma avaliação mais precisa para poder entrar com um antimicótico dependendo do nível da lesão encontrada.
      O médico em geral a utilizará uma terapêutica através do uso de um medicamento antimicótico oral e tópico associados
      Face a isso recomendamos que procure um dermatologista para avaliação.

  32. camila santos disse:

    olá…
    tive micose na unha do pé. fiz o tratamento com remedio e esmalte. acho que fiquei livre da micose, mas parece que a unha nao cresce mais.
    posso fazer algo??
    obrigada

    • Equipe LQF disse:

      Olá Camila,
      O seu caso realmente já tem um histórico, no caso a própria micose de unhas que te atingiu. É necessário entender melhor se de fato esse crescimento retardado é mesmo sequelas desse episódio ou você pode estar tendo outra situação que provoque esse não crescimento das unhas.
      Há a necessidade de uma avaliação criteriosa, e nesse caso recomendamos que busque um dermatologista para efetuar essa análise.
      Sucesso no tratamento!

  33. Kainã Félix disse:

    Olá estou um pouco preocupado pois notei uma linha vertical em minha unha ela e bem fraquinha meio marron bem fina quase não se percebe, isso pode ser início de cancer de pele? não fico esposto ao sol pois quase não saio de casa. o que devo fazer para tirar essa mancha?

    • Equipe LQF disse:

      Kainã,
      O surgimento de unhas com faixas marrons, que se esticam da base até a ponta podem significar disfunções hormonais (como Hipotireoidismo), micoses, melanoma (câncer de pele) e também algum tipo de problema na matriz ungueal responsável pela produção de melanina. Recomendamos que busque um dermatologista para avaliação do seu caso.

  34. Olá,
    Estava com uma micose na unha que devo ter pego no salão onde fazia as minhas unhas, fiquei muito chateada, pois a tempos vinha tratando e não melhorava. Me indicaram uma pomada, mas disseram que eu deveria lixar bem a unha por cima e aplicar a pomada. Acontece que depois de ter feito isso por alguns dias a unha enfraqueceu e caiu um grande pedaço dela. Estou arrasada pois já se fazem dois meses e não cresceu o pedaço perdido.
    Por favor, será que vai crescer? Devo ir ao médico e retirar toda a unha?
    Está horrível e como mulher sofro, afinal temos as nossas vaidades e nem sandálias venho usando mais… dede já aguardo ansiosamente um resposta… muito obrigado

    • Equipe LQF disse:

      Olá Márcia,
      Os sintomas que você nos descreve denotam mesmo um quadro de onicomicose (micose de unhas), porém há a necessidade de confirmação do quadro de uma micose de unhas por um exame micológico solicitado pelo médico.
      Recomendamos que procure um dermatologista para avaliação e tratamento adequado. O médico em geral utilizará uma terapêutica através do uso de um medicamento antimicótico oral e tópico associado.

  35. Minhas unhas dos dedões ficaram ocas , resolvi cortar toda a parte afetada e vi que por baixo havia outra unha fina mas arroxeada. Só pode ser micose. Esse produto pode ser comprado pela internet? ou quais as farmácias no Rio de Janeiro tem ?
    Grata pela atenção

    • Equipe LQF disse:

      Olá Marlene,
      Você pode consultar algumas lojas virtuais que vendem Derma Nail, ou consultar nosso SAC sobre o ponto de venda mais próximo da sua região.
      Veja: http://www.lqf.com.br/onde-comprar/

  36. eu não sei oque aconteceu com a minha unha que derepende começou a ficar com uma bolha por dentro dela eu ando pesquisando sobre isso se é normal mas nunca acho e toda vez que tento tirar fica maior

    • Equipe LQF disse:

      Olá Priscila,
      Casos como o seu precisam de uma avaliação criteriosa e não tem como lhe ajudarmos pela internet, infelizmente.
      Recomendamos que procure um dermatologista para avaliação.

  37. Edson Rosas disse:

    ola galera estou com um grande problema ,em um aunha é o seguinte ,eu sofri uma queimadura ,e depoes dissi ela caio ,e nao se recuperou maes .isso ja faz 4 mesis e ela enframa con frequençia …esso é na minha umha do dedo indicador….
    se auguem tiver uma solucao por favor mim ajude ….

    • Equipe LQF disse:

      Edson,
      Para tratarmos uma lesão supostamente inflamada e com dor, é necessário o uso de um anti-inflamatório e para isso tem que se avaliar o nível e intensidade desse processo inflamatório, o que se pode ser feito através de uma avaliação médica pessoalmente. Face a isso recomendamos que busque um médico dermatologista com urgência para avaliação e tratamento.

  38. Nayara Oliveira disse:

    Ola,

    faz um ano que eu tenho micose no dedao do pé meia amarelada e preta na raiz e oca esfarelada , e as vezes dois muito , ai percebi esse dia que no meu outro pé no canto da minha unha esta ficando escura oquee fasso ? mee ajuuda

    • Equipe LQF disse:

      Nayara,
      As unhas que estão apresentando os sintomas que você nos descreve denotam um provável quadro de onicomicose (micose de unhas), porém há a necessidade de confirmação do quadro de uma micose de unhas por um exame micológico solicitado pelo médico.
      Recomendamos que busque um dermatologista para avaliação.

  39. Desde pequena que minha unha do pé não cresce, do pé direito. Já fiz exame de micose 3 vezes e não deu nada. Ela só cresceu até um tamanho, e "por dentro" também não cresce. Quero fazer algo para que cresça, acho isso horrível. E com o fato dela não crescer, está fazendo com que a parte de cima do dedão fique curvada, como se não fosse mais ter unha. Quero uma ajuda! E eu cai da escada e quebrei a unha do outro pé, ela cresceu normal mas ficou oca, não cresceu por dentro também. Tem algo que eu possa tomar ou fazer para que minha unhas fiquei "normais"?

    • Equipe LQF disse:

      Olá B,
      O seu caso requer uma avaliação e acompanhamento de perto. Precisam ser diagnosticadas as causas das suas queixas.
      Recomendamos que busque um dermatologista.

  40. Ola, desde sempre tive as unhas do dedão do pé mais espessas do que as outras. Há alguns anos fiz várias vezes tratamentos com antibiotico e um medicamento do género verniz e lixa, recomendados por 2 clinicos gerais diferentes e um podologista. Não resultaram..

    Até que algum tempo depois visitei um dermatologista que me disse que era uma distrofia ungeal congénita que não tinha tratamento algum. Mas não fez nenhum tipo de exame. apenas perguntou se tinha alguém na família e eu disse que sim (mãe e avó paterna).

    A cor da unha é esbranquiçada, é mais espessa que as outras e está mais pequena que o normal uma vez que fui lixando cada vez mais até reduzir o comprimento para metade.. Na parte central é muito fininha, por causa da lixa, mas nas extremidades tem tendencia para engrossar em vez de crescer para a frente. Quando era mais nova doía e era mais amarelada, agora não doi e é mais clara.

    Acha que devo pedir novo diagnóstico? É verdade que, caso seja distrofia congénita não exite solução?

    Obrigada

    • Equipe LQF disse:

      Sofia,
      Se você não está satisfeita e confiante na opinião e no diagnóstico relatado pelo seu médico, é um direito seu buscar outro médico e ouvir uma nova opinião.
      A priori, como você relata casos na família e todo o histórico que descreveu, acredito que seu médico esteja no caminho certo e provavelmente seja mesmo esse o diagnóstico.
      Realmente essa distrofia congênita tem origem genética e não existe algo que atue na causa.. no caso algo que impeça a "ação da expressão do gene que está determinando essa disfunção".
      Para ficar mais tranquila, e confiante busque ouvir a opinião de outro dermatologista.

  41. oi doutor preciso de sua ajuda meu filho tem 2 anos e as unhas dele começaraç a se quebrar bem ao meio da unha todas as unhas estao ou com rachaduras no meio ou um furo sinal de que ainda vai se rachar o que pode ser por favor me responda no meu email acima vou marcar um amedico pra ele estou muito preocupa tem 3 unhas que ja estao rachadas bem do meio parece quando a gente quebra ou lasca a unha da gente sabe so que a dele é no meio…

    obrigada desde ja espero sua resposta..

    • Equipe LQF disse:

      Edicleia,
      É necessário a avaliação médica pessoalmente. Trata-se de uma criança e tem que se avaliar as diversas causas que podem desencadear o quadro relatado.
      Por internet não tem como eu te dar um parecer, e de fato você fez correto em agendar com o médico. Sucesso no tratamento!

  42. ola,
    toda vez que trabalho com sabao em pó minha unha do dedao da mao direita inflama…fica muito dolorida,cheia de pus,sera que é algum tipo de fungo?depois de uns tres dias some mas se mexo com sabao em pó volta novamente.sera que vc pode me ajudar?isso ja acontece faz uns 3 anos e nao sara.

    • Equipe LQF disse:

      Sim Sueli, é muito provável que seja um quadro de micose de unha.
      A água e o sabão fragilizam e facilitam o ataque da infecção, mas o que provavelmente está causando é um fungo. Pode ter bactérias envolvidas no quadro. Daí a suma importância de uma avaliação médica pessoalmente e tratamento. Procure um dermatologista.

  43. Sueli Dantas disse:

    Boa noite.

    Minhas unhas dos dedões dos pés estão com manchas brancas do meio para as pontas, enfraquecidas e um pouco descamadas. Isso é micose, ou o uso excessivo de esmalte, sem dar descanso a elas? Tenho vergonha de ficar sem esmalte. Se é para descansar dos esmaltes, o que uso para melhorar e disfarçar o aspecto feio delas?

    Obs.: E as unhas das minhas mãos lascam facilmente. São muito fracas, não consigo deixa-las crescer.

    Desde já, muito obrigada pela colaboração.

    • Equipe LQF disse:

      Olá Sueli,
      Existe a possibilidade de serem ambas as situações que você relata. O seu caso pode ser tanto um caso de Onicorrexe (unhas fracas) em virtude do uso de esmaltes convencionais que são tóxicos e da acetona OU um quadro de micose. Os sintomas são parecidos entre Onicorrexe e alguns dos tipos de Onicomicose (micose de unhas).
      O adequado é você realizar uma consulta médica para diagnosticar qual situação é a sua e efetuar o tratamento corretamente.

  44. Luciano wictor disse:

    Eu tenho um vicio de roer as unhas e recentemente peguei micose de unha minha unha furou so que na parte de tras e ficou quebrada da metade para tras , so que com o passar do tempo a da frente foi saindo pra voltar ao normal, porém a de trás fica meia mole e muito fraca descascando e depois quando saem ficam como se tivesse do mesmo jeito de antes, e as minhas cuticulas tao crescendo como se fossem pedaços de unhas bem duras, ou se é que sao pedaços de unhas que sempre corto e sempre crescem e incomodam muito, doem não sei mais o que fazer, ia procurar um médico marquei mais no dia não pudi ir me ajuda por favor!

    • Equipe LQF disse:

      Luciano,
      Há a necessidade de confirmação do quadro de micose de unhas através de um exame micológico solicitado pelo médico.
      O bom tratamento envolve mesmo a necessidade de uma avaliação mais precisa para poder entrar com um antimicótico dependendo do nível da lesão encontrada.
      Recomendamos que busque um dermatologista para avaliação.

  45. minha unha estar encravada, doí muito. agora estar ferida é inchada ão redor mim ajude o que eu faco.???

    • Equipe LQF disse:

      Drielle,
      Para tratarmos uma lesão supostamente inflamada e com dor, é necessário o uso de um anti-inflamatório e para isso tem que se avaliar o nível e intensidade desse processo inflamatório, o que se pode ser feito através de uma avaliação médica pessoalmente. Face a isso recomendamos que busque um médico dermatologista com urgência para avaliação e tratamento.

  46. Olá!
    Devido eu ficar cutucando minha unha no cantinho com alicate, o dedo começou a inchar um pouco e no cantinho da unha começou a criar pus e a quebrar, a cair, debaixo para cima. Agora ela saiu de vez e isso já faz alguns meses, 4 ou 5. Eu tive este problema em duas unhas, uma o dedão da mão, e a outra o dedo mindinho da mão, porém a do dedo mindinho cresceu novamente e voltou ao normal, só que a do dedão não!
    O que eu posso fazer, ou poderia passar na unha, para que ela cresça rápido novamente e normalmente?

    Obrigada!

    • Equipe LQF disse:

      Naana,
      O seu caso necessita de uma avaliação médica pessoalmente, para vermos se de fato o não crescimento normal de sua unha está mesmo relacionado ao processo de ¨cutucar¨ ou se existe mais algum fator que está resultando nesse não crescimento como uma micose ou outras situações.
      Recomendamos que busque um médico dermatologista com urgência para avaliação e tratamento.

  47. Oi bom dia, estou com a unha do dedo do meio da mão esquerda alta e tem tipo uma carne morta em baixo, de vez em quando corto a unha até o fim mais aos poucos porque as vezes machuca, essa carne é ressecada mais parece uma cúticula muito grossa, muito feia e já faz um tempo e nunca fica bom. Me ajuda, o que eu faço?

    • Equipe LQF disse:

      Bruna,
      Procure um dermatologista para uma avaliação pessoalmente do seu caso. Existem casos que se faz necessário e imprescindível essa avaliação.
      Sucesso no tratamento!

  48. Olá,

    A carne da parte da frente do meu dedão é gorda e muito dura (ela é acima do nível da unha), então quando a unha começa a crescer ela encrava, ou seja, a unha vai crescendo, mas chega uma determinada hora que ela encontra a carnosidade do meu dedão, que a impede de crescer mais e encrava. Nesse caso o ideal seria uma cirurgia plástica para retirada do excesso de carne? Além disso ela está com fungos, ela é um pouco grossa.

    • Equipe LQF disse:

      Wagner,
      Inicialmente há a necessidade de confirmação do quadro de uma micose de unhas por um exame micológico solicitado pelo médico.
      O bom tratamento envolve mesmo a necessidade de uma avaliação mais precisa para poder entrar com um antimicótico dependendo do nível da lesão encontrada.
      O médico em geral a utilizará uma terapêutica através do uso de um medicamento antimicótico oral e tópico associados.
      Face a isso recomendamos que busque um dermatologista para avaliação, onde o mesmo irá verificar o problema do encravamento de unhas em seu caso específico e recomendar ou não a cirurgia.

  49. Olá!!!
    Gostaria de saber qual a recomendação de vocês para minha unha que a uma semana atraz inflamada em toda aquela parte da cotícula até que começou a abrir a área inflamada.Eu limpo ela todo dia mais não adianta.E agora parece que ta fechando um lado mais a pele próxima da região afetada tá saindo.Por favor tambem me falem o que devo fazer para não min contaminar da próxima vez jogo volei em um local aberto de vez em quando vejo alguns animais e acho que a areia esta contaminada .

    • Equipe LQF disse:

      Reginaldo,
      A região precisa de uma avaliação mais criteriosa, visto que você apresenta um quadro de inflamação. Não faça nenhum procedimento e nem tome medicação por conta própria.
      Para tratarmos uma lesão supostamente inflamada e com dor, é necessário o uso de um anti-inflamatório e para isso tem que se avaliar o nível e intensidade desse processo inflamatório, o que só pode ser feito através de uma avaliação médica pessoalmente. Face a isso recomendamos que busque um médico dermatologista com urgência para avaliação e tratamento.

  50. Janiny Lima disse:

    Oi.. tive problemas com unhas esbranquiçadas e que soltavam com o passar do tempo dos dedões dos pés, após um tempo deste problema começaram a parecer também bolinhas de água bem pequenininhas por todo os pés, agora uma das unhas a do pé esquerdo ficou roxa em grande parte, pra olhar parece trauma, a mancha q era branca sumiu e ficou roxa, e a do pé direito começa a aparecer uma pequena manchinha roxa, será resultado da micose não tratada? espero q possam me ajudar :) Obrigada!

    • Equipe LQF disse:

      Oi Janiny,
      É provável que sim, mas para isso é necessário realizar um exame micológico para confirmar realmente o quadro de micose. Recomendamos que busque um dermatologista para avaliação e tratamento.

  51. gostaria que voce mim ajudasse eu tenho um habito de muitos anos de roer unha dois dedos meus comi a unha ate acabar tudo enquanto tinha unha acabei com ela e agora minhas estao tortas e pretas e escamas muito e nao cresce fica horroza

    • Equipe LQF disse:

      Maria,
      As suas queixas relatadas necessitam de uma avaliação pessoalmente por um profissional dermatologista para o diagnostico exato da causa de unhas tortas, escurecidas e que descamam. Você pode ter outras causas associadas, como por exemplo, até uma micose de unha.
      Somente uma avaliação médica pessoalmente poderá detectar a causa e frente a isso efetuar um tratamento.

  52. Oséias Alves disse:

    Minha unha tava saindo pus , e um cirurgião só extraiu metade da minha unha! ele errou ou acertou?
    E minhas unhas na parte extraída tá esbranqueada! O que é isso? Agradeço mto se me responderem!

    • Equipe LQF disse:

      Olá Oséias,
      A extração parcial é uma conduta de seu médico, e condutas de forma geral são particulares e cada profissional tem a sua.
      Não está errado o procedimento, na forma dele pensar, era o adequado a ser feito no momento.
      Quanto a unhas esbranquiçadas, tem que ser feito uma nova avaliação médica para diagnosticar a causa, pois existem várias, desde falta de vitaminas, minerais; até micoses, portanto é algo complexo que necessita de uma avaliação pessoalmente. Recomendamos que busque um dermatologista.

  53. Olá,
    Minha unha do dedão do pé, não está esbranquiçada, mas de uns dias pra cá ela fica sangrando do lado, e as vezes sai tipo uma água, mas não sinto nenhuma dor nem nada, será que isso também é micose?

    • Equipe LQF disse:

      Pode ser, mas aliado a isso provavelmente existe uma lesão inflamada, ou infecciona, mas alguma lesão de fato existe e isso leva ao sangramento. Portanto há a necessidade urgente de uma consulta médica pessoalmente. Busque um dermatologista para avaliação.

  54. a minha unha do pé estava com uma micose e durante as férias aleijei-me e a unha caiu, o que devo fazer? e quando tempo demora a crescer?

    • Equipe LQF disse:

      Olá Ines,
      Aguarde o crescimento de uma nova unha, que leva em media de 6 meses a 1 ano.

  55. Tenho excesso de carnes mortas nas unhas, tiro-as de vez em quando, mas mesmo assim continuam criando, o que me recomendam?

    • Equipe LQF disse:

      Luciana,
      Isso é uma característica sua, do seu organismo, continue removendo o excesso normalmente.

  56. Olá! já há mais de dois anos que descobri ter uma micose no dedo grande no pé. fui ao pedologista que me fez uma razpagem da unha e me receitou um tratamento que consistia na raspagem da unha e na colocação de umas gotas por cima da mesma. Não levei o tratamento muito a sério. por não notar evolução desmotivei. e há uns tempos, quando decidi voltar de novo com o tratamento e raspei a unha com uma lima descartável e apliquei as gotas, passado poucos dias notei que a unha estava a levantar e quase a sair. Não a quis arrancar, deixei que caisse naturalmente e quando já só estava presa por um pequeno lado, decidi arrancar. agora tenho umas partes escuras e não sei que hei-de fazer. se continuar a aplicar o que há tempos foi receitado, ou ir novamente ao médico.
    Aguardo resposta
    Obrigada!

    • Equipe LQF disse:

      Sem sombra de duvidas, busque um medico para uma avaliação e tratamento correto. Talvez além do uso de um tratamento local, ele prescreva um medicamento para você tomar e acelerar a sua recuperação.
      Sucesso no tratamento.

  57. Olá!!!
    Gostaria de apresentar dois quadros q vêm me incomodando. O primeiro deles é em relação aos pés… a um ano mais ou menos todas as minhas unhas dos pés apresentam uma pigmentação preta. Mas essa pigmentação é só na parte branquinha da unha (a parte que cresce). Parece uma pasta. Por algum tempo fiquei apenas tirando ao cortar a unha e tentando controlar com talcos, mas sempre volta a aparecer quando a unha cresce. Um detalhe é que começou também a surgir (em algumas unhas) nas laterais. Preocupado procurei um dermatologista e o mesmo pediu exame de pesquisa e cultura para leveduras. O de pesquisa deu negativo, mas o de cultura só ficará pronto daqui 15 dias. Estou muito ansioso. De acordo com o que descrevi pode ser um caso de micose??? Fica como se tivesse entrado terra nas unhas. Mas n costumo andar descalço e tenho preocupação com a higiene. Estou muito confuso, pois as unhas n apresentam espessamento ou descamação, apenas essa coloração escura que aparece embaixo da unha na parte inicial da mesma. Você á se deparou com este tipo de situação???
    Também apresento um pouco de chulé e de vez em quando a unha dói um pouco.

    O segundo quadro é em relação ao indicador da mão direita. Há dois dias percebi uma linha muito fina (quase imperceptível mesmo). Esta de estende da lúnula até a outra extremidade. Medi também e n tem nem 1 mm de espessura. Em pesquisa na internet (a qual me levou a esta página) vi que, de acordo com os sintomas, pode ser melanoquínia. Será que essa possível micose das unhas dos pés estão atingindo as unhas das mãos? Quais as chances de ser algo mais grave em um paciente de 20 anos branco (meu caso)? Também li que pode ser medicamentoso… o tratamento homeopático que faço pode influenciar?!

    Por favor, responda as perguntas. Agradeço desde já a oportunidade e o espaço.

    • Equipe LQF disse:

      Sim pode ser micose, mas não há como lhe dizer se é X ou Y, pois seu caso precisa de uma avaliação pessoalmente. Somente após essa avaliação pode-se fechar um diagnóstico preciso e efetuar um tratamento adequado.
      É pouco provável que a micose do pé esteja atingindo a mão, e sim que o fungo tenha atacado nas duas regiões. Esses questionamentos serão todos sanados com o resultado do exame. Aguarde o resultado e questione isso tudo a seu médico que estará te avaliando pessoalmente. Sucesso no tratamento!

  58. Olá.
    Eu mesma sempre tirei a cutícula das minhas unhas da mão desde os meus 14 anos, e com o tempo foi ficando mais funda, em dezembro de 2011, ao cortar as unhas do meu sogro que tem micose esqueci de usar as luvas e havia tirado a cutícula a poucos dias. Ai minhas unhas começaram a ficarem onduladas, algumas ocas, e outras normais. A minha dermatologista me passou Coclopirox Olamina para pingar e depois a pomada Diprogena, deu uma melhorada, mas esse mês já começou a doer a do dedão e ficou oca na ponta vindo a quebrar e percebo que a outras estão querendo piorar, vou voltar na dermatologista não foi feita nenhuma raspagem, mas se puder me ajudar agradeço pois sempre tive unhas bonitas, grandes, fortes usava sempre decoradas. Fico muito triste em ver desse jeito agora pois nós mulheres somos muito vaidosas.
    Queria muito enviar uma foto da minha unha saudável mas não consegui postar.

    • Equipe LQF disse:

      Mylena,
      As unhas que estão apresentando os sintomas que você nos descreve denotam mesmo um provável quadro de onicomicose (micose de unhas), porém há a necessidade de confirmação do quadro de uma micose de unhas por um exame micológico solicitado pelo médico.
      Recomendamos que busque um dermatologista para avaliação.

  59. Olá, minhas unhas do Dedo maior dos pés, os dois pés começaram a se amarelar e encolhendo. Cortei bastande para ver se arrumava e piorou. Ela agora esta alta, parece que se desgrudou e toda torta, amarelada. Creio que é uma micose. Mais gostaria de resolver esse problema

    • Equipe LQF disse:

      Olá Mariana,
      Há a necessidade de confirmação do quadro de uma micose de unhas por um exame micológico solicitado pelo médico. Consulte um dermatologista para avaliação.

  60. Olá, estou com micose no dedão do pe a unha ja esta amarela o que devo procurar um Dermato ou pode ser Podologo?

    • Equipe LQF disse:

      Oi Julia,
      Você deve procurar um dermatologista.

  61. Olá, minha unha do dedão está escura e oca, o que pode ser ? E se eu nao tratar pode me causar problemas no futuro ?

    • Equipe LQF disse:

      Marcia,
      Você relata um provável quadro de micose de unha, porém há a necessidade de confirmação deste quadro através de um exame micológico solicitado pelo médico.

      O bom tratamento envolve mesmo a necessidade de uma avaliação mais precisa por um dermatologista para poder entrar com um antimicótico dependendo do nível da lesão encontrada.

      O não tratamento ocasiona uma piora do quadro, agravando o nível da micose nessa unha e ainda poderá atingir todas as outras unhas.

  62. Priscila Telles disse:

    Olá,

    Gostaria de tirar uma dúvida, minha unha está grossa, encravada e um pouco amarelada, já fiz exame micológico e deu negativo, fui a dermatologista e ela me receitou um esmalte (antimicotico) e um remédio oral, não sei o que fazer mais, já utilizei esmaltes, já fui em podologas, as quais cortaram e lixaram minha unha de maneira que ela ficasse baixa (nao grossa), porém ela nao cresce, fica encravada e grossa, a hipotese que a dermatologista levantou, foi de que eu teria tido um trauma na unha, o qual eu nao me lembro, então, o que poderia ser isso? senão uma micose? tem como fazer alguma cirurgia ou tratamento para que está unha volte ao normal?

    Obrigada,
    Priscila Telles.

    • Equipe LQF disse:

      Priscila,
      O seu caso é aquele típico caso que precisa ser muito bem avaliado pessoalmente. Existe sim as 2 possibilidades: de um provável quadro de micose, e nesse caso, se confirmado, deve ser feito um tratamento com muita persistência e por longo tempo; e o segundo quadro realmente pode ser um trauma que você tenha sofrido e não se recorde e isso tenha atingindo muito a sua matriz ungueal.
      Nos dois casos você terá que fazer um tratamento com acompanhamento médico e o mesmo avaliará pessoalmente quais as melhores opções de tratamento e solução de sua queixa.

  63. Oi! minha unha do pé apareceu uma mancha verde, quando tirei o esmalte que vi, e esse verde se estendeu a toda a unha em pouco tempo. Passei no dermato e ele passou pra mim uma fórmula com sorbitol e timol para passar na unha uma vez ao dia, disse que era uma bacteria e não fungo. A unha está completamente oca e o verde não diminui será que o remédio não está fazendo efeito? ele não deveria ter me passado algo para tomar também?

    • Equipe LQF disse:

      Olá Rosangela,
      Difícil responder sua pergunta. Como você foi ao médico, acredito que ele tenha detectado de verdade a causa. A priori os sintomas parecem ser de fungos, e nesses casos, haveria a necessidade de uso de antimicótico oral e tópico associados. Existe um exame micológico que pode ser feito pra detectar a existência ou não de fungos.
      Recomendamos que você continue o tratamento da forma orientada pelo seu medico e se não houver melhora por 60 dias de tratamento retorne nele pra uma nova avaliação e acompanhamento, talvez nessa situação ele mude o tratamento.

  64. Oi , então minha unha do dedinho cresce preta , eu tinha cortado ela mais mesmo assim a nova nasce com o msm tom preto , isso é normal ?

    • Equipe LQF disse:

      Lorena,
      Unhas escuras ou pretas podem significar disfunções hormonais como Hipotireoidismo, micoses e melanoma. Também pode ser algum tipo de problema na matriz ungueal que é responsável pela produção de melanina. O ideal é você buscar um dermatologista para avaliação.

  65. Olá! no canto da minha unha do dedão se formou uma marca arroxeada, mas não dói. O que poderia ser?

    • Equipe LQF disse:

      Mima,
      As unhas arroxeadas podem surgir decorrentes de vários motivos como: traumas, por um quadro cianótico (queda na concentração de oxigênio no sangue), micoses, tumores, problemas no coração, lúpus, eritematoso, uso de medicamentos para corrigir defeitos de coagulação (coagulantes), ou minociclinas. Como você pode ver, são muito amplas as possíveis causas.
      Você deve procurar um dermatologista para avaliação. Provavelmente o mesmo solicitará alguns exames para fechar o diagnóstico e assim lhe recomendar o tratamento.

  66. olá, minha unha da mão há uns 3 meses atrás apareceu uma mancha branca e foi crescendo com o tempo até que ficou oca e caiu. Aí nisso eu fui em um podólogo me receitou uma pomada
    pra tratrar o fungo e uma solução tópica, só que parece que ela está crescendo deformada. me ajuda, o que posso fazer mais, estou doida pra ter minha unha normal de volta pra eu poder pintar.
    obrigada.

    • Equipe LQF disse:

      Olá Catiane,
      O bom tratamento de fungo ou micose envolve a necessidade de uma avaliação mais precisa para poder entrar com um antimicótico dependendo do nível da lesão encontrada.
      O médico em geral a utilizará uma terapêutica através do uso de um medicamento antimicótico oral e tópico associados.
      Recomendamos que busque um dermatologista para avaliação e tratamento.

  67. Oi, Gostaria de saber se o Sr. poderia me ajudar, ou me dizer oq fazer, de alguns dias para cá, notei q no meu dedão do pé está saindo alguma coisa nos canto q parece uma cera, tipo cera de ouvido sab, não dói, e notei q está um pouco escura mas quase nem da para notar, será o vc pode me dizer oq poderia ser isso?? Grata

    • Equipe LQF disse:

      Karen,
      A sua unha está com um provável sinal de inflamação, pois acreditamos que essa "cera" seja uma secreção do processo inflamatório.

      Para tratarmos uma lesão supostamente inflamada, é necessário o uso de um anti-inflamatório e para isso tem que se avaliar o nível e intensidade desse processo inflamatório, o que se pode ser feito através de uma avaliação médica pessoalmente.

      Face a isso recomendamos que busque um médico dermatologista com urgência para avaliação e tratamento.

  68. Olá minhas unhas do pé estão fracas ocas amarelas , teve uma que chegou a ficar toda preta , tenho vergonha do meu pé oque será que esta acontecendo comigo ,será que estou com alguma doença ? min ajudem por favor . independente do que diagnóstica como deve ser o tratamento ??

    • Equipe LQF disse:

      O quadro que você nos relata PODE ser proveniente de várias causas, mas a priore, suspeitamos de um quadro de micose de unhas, porém há a necessidade de confirmação do quadro de uma micose de unhas por um exame micológico solicitado pelo médico.
      Recomendamos que busque um dermatologista para avaliação e tratamento.

  69. Boa noite! Percebi as duas unhas dos meus dedões do pé como se estivesse descolando, no comeco ainda, isso pode ser micose? Se sim devo procurar um dermatologista ou um podologo ?? Essa parte da unha que esta solta deve se cortada ?

    • Equipe LQF disse:

      Pode sim Juliana,
      No entanto todo caso de micose deve ser confirmado através de exames solicitados pelo seu médico. Você deve procurar um dermatologista.

  70. Já tive fungo nas unhas, tomei e passei vários remédios, minha médica disse que eu não poderia usar esmaltes nunca mais. Mas eu sempre gostei de pintar as unhas, e quero saber se posso voltar a usar esmaltes só que agora usaria os hipoalérgicos. Posso usar? Ou os fungos voltarão?

    • Equipe LQF disse:

      Andreza,
      Se você teve um quadro de onicomicose (micose de unhas) e tratou adequadamente conforme orientação de seu médico com medicação oral e tópica atingindo o sucesso total do tratamento e a cura absoluta, você está realmente curada. Sendo assim você pode sim voltar a esmaltar, porém recomendado que você use o seu kit individual de unhas para não se contaminar com novos fungos na sua manicure.
      Por precaução tenha sua própria lixa (descartável), seu alicate e espátula de uso individual e intransferível (ninguém pode usar seu alicate e espátula) e você também deve ter o seu esmalte de uso individual, pois o esmalte também pode se contaminar com algum fungo.
      Com relação à escolha dos esmaltes, não tenha dúvidas, você deve usar a linha Derma Nail Colors que é dermatologicamente testada, hipoalergênica e livre de substâncias tóxicas que agridem as unhas. O esmalte convencional é muito toxico e agressivo as unhas e as deixam acaba contribuindo para o ataque de micro-organismos, como fungos.

  71. Ola!Minhas unhas das maos estao arroxeadas perto da cuticula ,no meio esbranquiçadas e nas pontas amareladas o que pode ser??????

    • Equipe LQF disse:

      Oi Luiza,
      As unhas arroxeadas e com todos os sintomas que você nos relata podem surgir decorrentes de vários motivos como: traumas (que você relata não ser o seu caso), por um quadro cianótico (queda na concentração de oxigênio no sangue), micoses, tumores, problemas no coração, lúpus, eritematoso, uso de medicamentos para corrigir defeitos de coagulação (coagulantes), ou minociclinas. Como você pode ver é muito amplo as possíveis causas.
      Há a necessidade de você procurar um dermatologista para avaliação.

  72. Daisy Hübner disse:

    Adorei este site e as respostas. Estou precisando de ajuda. Não posso consultar com Dermatologista Particular. Será que podem me ajudar? Minha Unha do pé direito, a segunda ao lado do dedão, tem uma espécie de calo, não é bem um calo e a unha, nasce partida ao meio, agora já quase não tem mais unha, o dedo dói e este calo quando tomo banho, eu tiro um pouco com alicate, mas aunha, praticamente não existe mais. Por favor me ajudem, me dêem uma idéia do que pode ser. Muito obrigada, desde já.

    • Equipe LQF disse:

      Daisy,
      Infelizmente casos como o seu requer mesmo a necessidade de uma avaliação médica pessoalmente. Se não pode buscar um dermatologista, procure então um clínico geral que poderá efetuar um bom diagnóstico e lhe indicar o melhor tratamento.

  73. ola, preciso de ajuda, minhas unhas do pé tem micose, e agora meu pé tambem começõu a descascar todo, será micose tambem? o que posso usar? obrigada

    • Equipe LQF disse:

      Olá Luciana,
      Existem casos que é imprescindível uma avaliação médica pessoalmente e através da internet não conseguimos ajudar muito.
      O seu caso é um desses que requer mesmo um acompanhamento médico pessoalmente, pois não tenho como te dar um diagnóstico por internet, portanto eu recomendamos que você procure um dermatologista para avaliação.
      Sucesso no tratamento!

  74. Bom dia! Meu filho de 2 anos prendeu 3 dedo na porta do carro, duas unhas já caíram e outra unha está roxa, provavelmente caíra. Minha preocupação está em que a unha do dedo indicador, onde a lesão foi muito forte, não cresce. No dedo está crescendo uma carne grossa. Por conta da lesão meu filho pegou o hábito de colocar o dedo na boca, passou a roer unhas. Acredito que a unha do dedo indicador também está sendo roída. O que devo fazer? Posso aplicar algum esmalte fortalecedor? A unha crescerá defeituosa? Como impedir meu filho de roer a unha nova que está crescendo?
    Obrigada.

    • Equipe LQF disse:

      Vamos lá Silvana,
      Existem várias questões a serem discutidas. O trauma levou a uma lesão tão intensa que atingiu a matriz ungueal (responsável pelo crescimento da unha) e isso provocou a queda de duas unhas e como você mesmo disse provavelmente irá levar a queda da terceira.
      Quanto a isso não há o que se fazer, pois a queda da unha após um trauma intenso é uma resposta fisiológica natural. Não temos como impedir essa queda. O normal seria após a queda haver um crescimento de uma nova unha em substituição as unhas que caíram e isso pode levar de 6 meses a 1 ano; porém existem casos que esse crescimento acontece com problemas ou nem acontece o crescimento.
      Portanto recomendo que você o leve ao médico para uma avaliação mais criteriosa e um diagnóstico mais preciso do caso dele em específico, inclusive para avaliar o crescimento dessa "carne grossa" que você relata.
      Com relação ao hábito de roer as unhas o seu médico irá lhe indicar algum produto para deixar um gostinho amargo e inibir essa prática.
      Sucesso no tratamento!

  75. ola sou manicure e percebo que varias clientes tem um tipo de fungo eu acho q cria uma carne enmbaixo da unha e elas ficam altas racham, que tipo de fungo e esse e qual o tratamento indicado??
    obg

    • Equipe LQF disse:

      Marcieli,
      Existem vários tipos de micoses de unhas (onicomicoses) e cada um deles tem as suas particularidades, e em um mesmo tipo de micose de unha como o que você relata temos intensidade e gravidades diferenciadas de acordo com o estágio que se encontra essa infecção fúngica.
      Somente com uma boa avaliação médica, seguida de um exame micológico, poderemos identificar exatamente qual o fungo envolvido, se é uma levedura , dermatófito, uma cândida ou outro tipo qualquer e desta forma orientar o tratamento adequado e isso só pode ser feito pessoalmente por uma consulta médica e em cada caso será usado um tratamento específico para aquele paciente.
      Em geral usa-se um antimicótico tópico e um oral associados por 6 meses a 1 ano de tratamento.

  76. por favor gostaria de saber se usando sapatos um pouco apertado poderia aparecer mancha roxa clara em um dos dedos, no meu caso a mancha esta apos a cuticula do dedao e do lado do dedao e eu tenho a unha encravada tamebm.

    • Equipe LQF disse:

      Sim, pode acontecer, mas não podemos afirmar se o aparecimento dessa mancha é em virtude disso. É interessante você buscar um médico para avaliar se de fato essa mancha é proveniente ao sapato apertado ou a outros problemas mais sérios, e o mesmo já irá te ajudar com a unha encravada ou te encaminhar para um podólogo.

  77. Rosana costa disse:

    Olá, por favor me ajude, minha filha tem dois anos e todos os dedos das mãos estão com uma mancha branca na base da unha e alguns apresentam furinhos como se a unha fosse cair . O que poderia ser?

    • Equipe LQF disse:

      Oi Rosana,
      Existem diversos fatores que podem desencadear os sintomas relatados, desde unhas frágeis de origem genética, até problemas endócrinos ou de origem de agentes agressores externos como a toxicidade de algum produto químico etc. É fundamental que você a leve a um médico para uma avaliação e após o diagnóstico um bom tratamento.

  78. Olá.
    Minha unha do dedo medio da mão direita costuma rachar, pois nasce embaixo dela uma especie de pontinha de unha, e não consigo que ela cresca muito. Já procurei dermatologista, mandei manipular base e nada adiantou. Gostaria que se vocês tivessem ao que podessem me indicar, pois não aguento mais ver ela menor que as outras e quebrando direto.

    • Equipe LQF disse:

      Luciene,
      Você já buscou um especialista e não teve sucesso, isso é pelo fato de você ter esse problema, provavelmente de origem genética.
      Recomendo o uso da Base Fortalecedora Derma Nail como uma TENTATIVA e vermos se você melhora.
      Esse produto irá identificar em cada porção de sua unha quais são as carências encontradas e desta forma os átomos irão efetuar tal reposição de forma seletiva; além de reconstruir as camadas de queratina das unhas.
      Forma de uso: Use a Base Fortalecedora Derma Nail diariamente, todas as noites e sempre remova a aplicação do dia anterior com o removedor que acompanha o produto e aí sim faça a nova aplicação. Nos primeiros 3 meses não use esmaltes nem acetona.
      A partir do quarto mês pode usar esmaltes por cima da aplicação da base.

  79. Olá… tenho varias clientes q estão com aspecto diferente nas unhas como descolamento, unhas esbranquiçadas mais não chega a ser oca, oque posso indicar a elass?

    • Equipe LQF disse:

      Ana Paula,
      As unhas que estão apresentando o sintoma que você nos descreve denotam mesmo um provável quadro de onicomicose (micose de unhas).
      A micose de unha pode se apresentar de várias formas e pode provocar alguns sintomas como:
      - causar alterações nas unhas como ondulações, crescimento anormal e pigmentações
      - unhas deformadas, grossas, endurecidas
      - unhas lascadas
      - "esfarelando" da camada externa da unha (queratina mais externa)
      - alteração da cor da unha (podendo ficar amarelada, escurecida, ou esbranquiçada)
      - descolamento de um ou dos 2 lados das unhas.
      - unha rígida (dura e espessa)
      - unha oca
      - descolamento da unha (unhas que se "soltam")
      No entanto há sempre a necessidade de confirmação do quadro de uma micose de unhas por um exame micológico solicitado pelo médico.
      O bom tratamento envolve mesmo a necessidade de uma avaliação mais precisa para poder entrar com um antimicótico dependendo do nível da lesão encontrada.
      O médico em geral a utilizará uma terapêutica através do uso de um medicamento antimicótico oral e tópico associado.
      Face a isso recomendamos que encaminhem elas a um dermatologista para avaliação.

  80. Bom dia!
    Tenho duas perguntas para fazer: minha mãe está com a unha do dedão do pé oca e sai uma massa esbranquiçada e umida, e ao relar nela doi.Ela pode usar derma nail?
    E eu estou com algumas unhas do pé,ficando roxas .Gostaria de saber se posso usar :derma nail antimicotico, já que não sinto nada nos pés.Pois no momento não posso pagar um dermatologista e no sus da minha cidade também não possui o mesmo .

    • Equipe LQF disse:

      A unhas que estão apresentando o sintoma que você nos descreve, tanto de sua mãe quanto o seu, denotam um provável quadro de onicomicose (micose de unhas).
      No caso de sua mãe ainda existe a dor que denota um provável quadro inflamatório.
      No entanto há a necessidade de confirmação do quadro de micose de unhas através de um exame micológico solicitado pelo médico.
      O bom tratamento envolve mesmo a necessidade de uma avaliação mais precisa para poder entrar com um antimicótico dependendo do nível da lesão encontrada.
      Recomendamos que vocês busquem um dermatologista para avaliação.

  81. ola, tenho micose nas unhas do pe a quase um ano, e gostaria de saber o nome de um produto para curar minhas unhas.

    • Equipe LQF disse:

      Olá Mariana,
      O produto da nossa linha para o tratamento de micose é o Derma Nail Antimicótico. (www.lqf.com.br/antimicotico/)
      No entanto, antes de qualquer tratamento, há a necessidade de confirmação do quadro de uma micose de unhas através de exame micológico solicitado pelo médico.
      Face a isso recomendamos que busque um dermatologista para avaliação.

  82. Olá. As unhas dos meus dois dedões dos pés apresentam uma micose antiga. Convivo com elas há mais de 05 anos e meus dedos estão completamente tomados (apenas os dedões). Não há um espaço sequer de unha "limpa"… tudo completamente com micose (unha dura, amarelo-esbranquiçada e grossa). Para o meu caso é suficiente apenas o DERMA NAIL ou provavelmente terei que tomar a medicação via oral também??? É que lendo à respeito e conversando com amigos médicos, descobri que tal medicação via oral é muito agressiva ao fígado e isso me causa medo. Obrigado, parabéns pelo site e pelo serviço prestado.

    • Equipe LQF disse:

      Parabéns pela sua preocupação com a sua saúde e por você não se automedicar, pois você compreende que o uso de medicações sem o devido acompanhamento de um profissional de saúde pode lesar seu fígado e outros órgãos vitais.
      Pelo o seu relato Cláudio, você terá mesmo a necessidade de usar medicação oral além da medicação tópica como o Antimicótico Derma Nail. No seu caso, somente o uso tópico não surtirá o efeito desejado, pois o processo está muito avançado e se arrasta a 5 anos.
      Procure um médico dermatologista e faça o tratamento corretamente e terá uma boa melhora.
      Sucesso!

  83. olá… há alguns anos que uma das minhas unhas do pé está muito fraca. Não consigo deixa-la crescer, pois incomoda muito, e agora ela está praticamente inexistente. Mesmo parecendo micose, tenho duvidas pois já faz tempo que tenho e nunca passou para as outras unhas. Gostaria de saber se pode mesmo ser um tipo de micose e como faço para tratar e conseguir mante-la mais forte.

    • Equipe LQF disse:

      Bruna,
      Há a necessidade de confirmação do quadro de uma micose de unhas por um exame micológico solicitado pelo médico. O bom tratamento envolve mesmo a necessidade de uma avaliação mais precisa para poder entrar com um antimicótico dependendo do nível da lesão encontrada.
      Recomendo que busque um dermatologista para avaliação e tratamento.

  84. sabrina raposo disse:

    boa noite,tenho as duas ultimas unhas dos pes escuras,amarronzadas, desde nova observo isso,ate uma vez cortei uma das unhas ate o final ficando sem a unha na esperança de que ela crescesse natural,mas não aconteceu…
    hoje tenho 20 anos e elas continuam assim,só que com o passar do tempo agente começa a cuidar da saúde e leva a serio,estou preocupada pois tenho procurado na internet casos como o meu e não tenho visto possibilidades legais…
    sei que preciso procurar um medico especialista mas como não tenho condições de pagar uma clinica particular gostaria de saber o que poderia ser realmente as manchas nas minhas unhas,ja que no hospital público agente so consegue dermatologista so nos casos em que eles consideram necessario e mesmo assim marcam pra daqui a uns 3 meses a consulta…..

    • Equipe LQF disse:

      Sabrina,
      Entendemos a sua situação, mas infelizmente não conseguimos tecer qualquer diagnóstico sem uma avaliação pessoalmente e alguns exames complementares.
      Mesmo com o longo prazo para a consulta, recomendamos que busque um dermatologista, para diagnóstico e tratamento. Sucesso!

  85. Uma parte da unha do meu dedão do pé está esbranquiçada, ela parece que se desprendeu da carne e embaixo dela junta uma "pastinha branca" e procuro ir ao podólogo e lá ele tira essa "pastinha" e limpa a unha e no mesmo pé a unha do dedinho é grossa, feia, amarelada, o podólogo sempre lixa essa unha para ficar branquinha .. sinceramente, não sei mais o que faço, busco uma ajuda para resolver esses problemas .. o produto Derma Nail Antimicótico é bom para o meu caso ?
    Aguardo um retorno urgente, por favor !!

    • Equipe LQF disse:

      Olá Lourdes,
      A micose de unha pode se apresentar de várias formas e pode provocar alguns sintomas como: causar alterações nas unhas como ondulações, crescimento anormal e pigmentações; unhas deformadas, grossas, endurecidas com ou sem a presença de uma "massa dentro"; unhas lascadas; "esfarelamento" da camada externa da unha (queratina mais externa); alteração da cor da unha (podendo ficar amarelada, escurecida, ou esbranquiçada); descolamento de um ou dos 2 lados das unhas; unha rígida (dura e espessa); unha oca; descolamento da unha (unhas que se "soltam"); odor.
      Porém há a necessidade de confirmação do quadro de uma micose de unhas por um exame micológico solicitado pelo médico.
      O bom tratamento envolve mesmo a necessidade de uma avaliação mais precisa para poder entrar com um antimicótico dependendo do nível da lesão encontrada.
      O médico em geral a utilizará uma terapêutica através do uso de um medicamento antimicótico oral e tópico associado.
      Face a isso recomendamos que busque um dermatologista para avaliação e tratamento.

  86. Há um bom tempo tive um trauma no dedão, em decorrência da queda de um sofá no dedão do pé, mas acredito que não foi isso, mas depois do fato essa unha ela cresce grossa, opaca e quando corto da para notar que por baixo ta esponjosa. Uma vez ouvi que de um tratamento via oral, o que fazer? ir a um dermatologista ou podólogo? Meu pé também fica escamando e em contato com o chão fica todo esbranquiçado.

    • Equipe LQF disse:

      Recomendamos que consulte um dermatologista para avaliação e tratamento.

  87. Estou realmente impressionada com a atenção que estão dando para a duvida das pessoas, por isso resolvi fazer a minha pergunta também!

    Tenho certeza que minha unha do dedão foi atingida pela onicomicose! A um tempo que percebo que não estava normal, mas não fui ao médico. Passou o tempo e a unha começou a se desprender da base! Após um período, resumindo, a unha na parte de baixo ficou totalmente solta, como minha mãe é enfermeira, sugeriu que eu cortasse a unha na base, ja que estava abafando e não chegava a pomada antifúngica na parte do meio da unha! Cortei com o maior cuidado e agora está super higienizado, sem a unha amarela podre e estou passando o remédio diariamente. Entretanto, como cortei de baixo para cima, sobrou uma unha totalmente saudável em cima, como se não tivesse sido atingida pelo fungo, ja que retirei só a unha prejudicada. Quero saber se posso esperar essa unha saudável ser empurrada (depois de muito tempo, claro, ja que no momento nem tenho mais unha embaixo!) ou se a unha deverá ser retirada cirurgicamente!!! O que seria melhor?!

    Ressalto que a unha esta saudável em cima, sem manchas, com aquela cor natural de unha normal, apenas a unha da base foi retirada.
    Obrigada!!

    • Equipe LQF disse:

      Olá Ana,
      Continue o tratamento fazendo uma boa assepsia na unha com micose com a aplicação posterior do antimicótico e aguarde que a mesma vai sendo substituída por uma nova unha saudável.
      Recomendamos que você use o Derma Nail Antimicótico ao invés de uma pomada, pois a penetração é melhor e o sucesso do tratamento consecutivamente.
      Faça o tratamento seguindo corretamente as orientações da bula do Antimicótico.
      Sucesso no tratamento!

  88. José Cardoso disse:

    Minha uma do dedo indicador da mão direita está com 2 pontinhos ou mini-linhas a um tempo.
    Conforme a unha cresce essas linhas ou pontinhos vão saindo para fora e ai eu corto. Mas logo depois aparecem no mesmo lugar. Do meio para a ponta da unha. E costuma doer de leve ao aparecerem. O que deve ser?
    E qual o médico devo procurar? Dermatologista…? E se ele falar que não é nada devo procurar outro?
    Grato.

    • Equipe LQF disse:

      Olá José,
      Você deve mesmo consultar um médico para avaliação pessoalmente do seu caso.
      Recomendamos que busque um dermatologista para avaliação e tratamento.

  89. olá, tenho micose na unha so pé sempre vou ao salão e faço minha unha usar esmalte pode piorar ? e o que fazer pra curar minha unha esta oca e espessa
    obrigada!

    • Equipe LQF disse:

      Sim, usar esmalte piora o quadro. O momento agora é de tratamento.
      O bom tratamento envolve a necessidade de uma avaliação mais precisa para poder entrar com um antimicótico dependendo do nível da lesão encontrada.
      Face a isso recomendamos que busque um dermatologista para avaliação e tratamento.

  90. Bom dia
    minha unha está verde por dentro, oca e parece que está soltando. E doe quando uso sapato. Qual o tratamento indicado nesses casos

    • Equipe LQF disse:

      Você relata um provável quadro de micose de unhas, porém há a necessidade de confirmação do quadro de uma micose de unhas por um exame micológico solicitado pelo médico.
      O bom tratamento envolve a necessidade de uma avaliação mais precisa para poder entrar com um antimicótico dependendo do nível da lesão encontrada.
      Face a isso recomendamos que busque um dermatologista para avaliação e tratamento.

  91. Gostaria de saber se cortar a unha onde está a micose ela vai crescer novamente?

    • Equipe LQF disse:

      O fato dela crescer ou não saudável vai depender do bom tratamento que está sendo feito. É fundamental efetuar um tratamento adequado para micose de unhas para resolver o problema e não apenas fazer o corte da unha doente.

  92. Ola, estou ha horas procurando uma resposta na internet para meu problema e nao encontrei, por isto recorri a vcs. Nasceu uma calosidade enorme no canto direito da unha do meu dedao do pe, geralmenre quando a manicure vem, ela tira o maximo, mas fica um buraco enorme e nasce de novo. Agora observei que esta mesma calosidade tem um risca preta no meio? que sera? micose, fungo? como tratar?

    obrigada!

    Celine

    • Equipe LQF disse:

      Casos como o seu necessitam de uma avaliação médica pessoalmente. Precisa ser investigada a causa do surgimento dessa calosidade que você nos relata, e isso só é possível pessoalmente em uma consulta médica. Recomendamos que busque um dermatologista para avaliação e tratamento.

  93. olá, minha unha do dedao do pé, esta oca e esfarelando, amarelado, tentei cortar…cortei um pouco, mas doi e parei, com o tratamento a unha irá cair e nascer outra?

    • Equipe LQF disse:

      Existem casos que a unha pode cair mesmo com o tratamento correto para micose de unhas e outros que a queda da unha não acontece.
      Não temos como prever isso, até porque depende da dimensão do quadro da micose, intensidade e a resposta ao tratamento.

  94. Minha unha do dedão direito da minha mão está oca já fiz vários tratamentos mais não adiantou cortei até ficar na carne continua do mesmo jeito o que eu faço?

    • Equipe LQF disse:

      Boa tarde!
      Seu quadro aparentemente sugestiona um quadro de onicomicose (micose de unhas). Nesse caso precisa haver a confirmação do diagnostico que so pode ser feito pessoalmente por um medico e posteriormente o tratamento adequado. Sugerimos que procure um dermatologista para avaliação e tratamento!

  95. oi minha unha do dedao do pe descolou em um tropecao que levei cresceu de novo e agora ta oca e doe as vezes…sera que eh micose,mas qdo caiu nao percebi nada de errado….

    • Equipe LQF disse:

      Boa tarde Patricia!!
      O seu caso ocasionado pelo acidente de fato precisa de uma avaliação médica, por isso recomendamos que realmente vc busque um medico para avaliação e tratamento.

      O seu acidente certamente além de traumatizar a lamina ungueal ( unha propriamente dita) tbm lesionou a matriz ungueal ( responsável pela formação de uma nova unha). Qdo se atinge matriz assim normalmente nunca mais a unha volta a nascer saudável novamente. São poucos casos que a unha nasce normal após um trauma desses.

      Mas além disso a fragilidade que a unha fica após um trauma desse tipo” pode abrir portas” para fungos oportunistas que atacam e causam micoses. Existe a “possibilidade” de vc ter entrado num quadro desses, pois vc relata sintomas clássico de micose como unha oca, descolamento .


Deixe um comentário